top of page

Histórias da corrupção I

A corrupção no Brasil é um problema histórico, que remonta ao período colonial. Durante o Império, ocorreram diversos escândalos de corrupção, como o Caso da Pensão, em que o imperador Dom Pedro II teria fraudado a pensão de um de seus ministros.

Na República Velha, a corrupção se tornou um problema endêmico, com diversos casos de políticos envolvidos em esquemas de corrupção. Na década de 1930, por exemplo, o governo do presidente Getúlio Vargas foi marcado pelo escândalo do “Petrolão”, no qual diversos políticos e empresários foram acusados de fraudar contratos de importação de petróleo.

A corrupção continuou a se tornar um problema durante o regime militar (1964-1985), com diversos escândalos envolvendo militares e políticos. Na década de 1980, por exemplo, o escândalo do “Mensalão”, no qual políticos do Partido dos Trabalhadores foram acusados de receber propina para votar a favor do governo.

A corrupção se mantém como um problema grave na atualidade, com diversos casos de corrupção envolvendo políticos e empresários; programas de combate a corrupção e compliance

visa mitigar, identificar e neutralizar essa prática, complexo sistemas de investigação cada vez mais elaborado em aplicar duros golpes em criminosos do colarinho branco. Em2017, por exemplo, o ex-presidente Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após uma longa investigação.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page