top of page

Compliance Investigativo Criminal.

Apesar de já ser utilizado em diversos países, o compliance criminal acabou ganhando mais força e destaque no meio corporativo após a edição e publicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846 / 2013). Após essa medida, muitas empresas passaram a dar mais importância à adequação de suas operações conforme exigido por lei.

Atualmente, as organizações, principalmente instituições financeiras e empresas que lidam com dinheiro público, têm o dever de colaborar com o andamento das investigações de crimes como lavagem de dinheiro e evasão de moeda, além de outras medidas de prevenção às práticas de corrupção.

Conformidade criminal é uma área em que o foco está na implementação de diretrizes gerais dentro da empresa para impedir que funcionários e gerentes violem a lei e causem danos à organização.

Nesse sentido, a tecnologia de compliance abrange práticas de controle preventivo, análise financeira e tributária, treinamento de pessoal e monitoramento operacional. Objetivo da conformidade criminal Garantir a continuidade das atividades da empresa é um desafio, principalmente quando se trata de controlar o comportamento dos funcionários.

Afinal, qualquer comportamento ilegal dos colaboradores pode ser de responsabilidade da empresa e causar prejuízos em grande escala.

A importância do compliance criminal para as empresas A adoção de tecnologias compatíveis também melhorou a reputação e a credibilidade da empresa no mercado. Isso porque essa prática mostra que os gestores se preocupam em cumprir a legislação e os padrões éticos e legais impostos.

Assim, o papel dos profissionais que se dedicam ao trabalho de compliance criminal é justamente realizar auditorias internas, verificar relatórios de desempenho, prever riscos e tomar medidas para prevenir a ocorrência de crimes.

A contratação de profissionais que atuam no departamento de compliance criminal dentro da empresa é uma estratégia muito eficaz para a manutenção das operações jurídicas, caso a empresa não disponha de local ou departamento especifico nós da EIP| Consulting Strategic atuamos de forma estratégica com uma metodologia eficiente e pontual.

Dessa forma, podem ser previstos cenários de risco e determinadas medidas preventivas para evitar que funcionários em cargos de liderança e até mesmo administradores cometam crimes. Portanto, não ignore a relevância do compliance e da empresa.

Por que os planos de conformidade e planos de integridade são relevantes para a empresa? Existem muitos motivos para tornar um programa de conformidade relevante para a organização. No conteúdo principal, destacamos o seguinte:

  • Cumprir a legislação brasileira;

  • O comprometimento da alta direção da empresa;

  • Planejamento de riscos e perfil da empresa;

  • Formular regras e ferramentas a serem seguidas e monitoradas;

  • Formular políticas anticorrupção na empresa;

  • Desenvolva uma estratégia de monitoramento contínuo.

Todos esses benefícios são importantes para a empresa, pois ao usufruí-los, o negócio se desenvolve mais, evita sanções por não conformidade com a legislação, e ainda ganha maior reputação no mercado, clientes e fornecedores.
Compliance Investigativo Criminal.


Todos esses benefícios são importantes para a empresa, pois ao usufruí-los, o negócio se desenvolve mais, evita sanções por não conformidade com a legislação, e ainda ganha maior reputação no mercado, clientes e fornecedores.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page